quarta-feira, 25 de junho de 2008

21 Motivos Para Ser Vegetariano


O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido. Eis 21 motivos porque vc deve pensar em virar vegetariano também:
1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.
2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!
3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.
4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.
5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.
6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.
7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!
9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.
10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.
11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, alguns gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.
16- As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .
17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.
18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?
19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.
20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.
21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.
O QUE POSSO COMER!?
Você está deixando de ser vegetariano porque não sabe o que comeria se não comesse carne? Um pequeno passeio pelo mercado de seu bairro lhe mostrará não somente que há muitas frutas e vegetais diferentes, mas também porque o vegetarianismo está crescendo tão rapidamente. Há muitas refeições vegetarianas prontas à venda.
COMO TER CERTEZA QUE SEU CORPO ESTÁ RECEBENDO AS VITAMINAS E MINERAIS QUE NECESSITA?
1- Tenha uma dieta variada e tente incluir frutas frescas, vegetais verdes, ervilhas e produtos integrais - todos excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
2- Vitaminas são facilmente destruídas pelo cozimento, logo você deverá comer alimentos crus. Use o mínimo possível de água quando cozer vegetais, prefira o processo a vapor (para evitar perda de vitaminas solúveis em água). Cozinhe o vegetal pelo menor tempo possível.
3- Vitaminas são freqüentemente armazenadas na casca de frutas e vegetais, logo procure comer a casca.
4- Coma nozes e sementes - elas contêm uma grande variedade de vitaminas e minerais.
5- Livre-se das panelas de alumínio, que é um potente veneno que pode causar danos ao cérebro.
6- Vitamina B12 é encontrada em leite (consideramos o leite impróprio para consumo humano - Nota do Tradutor) e cereais.
7- Zinco é encontrado em sementes, amêndoas e vegetais verdes escuros.
LEMBRE-SE: Se você suspeita estar com deficiência nutricional em vitaminas e minerais, consulte seu médico. Nunca tome vitaminas ou suplementos minerais sem indicação profissional.
Fonte:
http://www.vegetarianismo.com.br/artigos/21motivos.html
Texto extraído do livro "Food For Thought" - Dr. Vernon Coleman.
http://www.vernoncoleman.com/http://www.vernoncoleman.com/main.htmhttp://www.taps.org.br/alim03.htm

EDUCAÇÃO IMPERFEITA


O ponto falho da civilização moderna é que não há um sistema educacional para instruir as pessoas quanto ao que acontece depois da morte. Assim, nossa educação é das mais imperfeitas, porque sem esse conhecimento do que acontece depois da morte, a pessoa morre como um animal. O animal não sabe que receberá um outro corpo; ele não tem esse conhecimento.
O propósito da vida humana não é que nos tornemos animais. A pessoa não deve se interessar simplesmente por comer, dormir, acasalar e defender-se. Vocês podem fazer belos arranjos para comer, ou construir belas casas para dormir, ou fazer arranjos sofisticados para a vida sexual, ou desenvolver fortes sistemas de defesa para proteger-lhes, mas isto não significa que vocês são humanos. Este tipo de civilização é vida animal. Os animais também estão interessados em comer, dormir e acasalar e, de acordo com seus próprios métodos, também se defendem. Então, qual é a diferença entre vida humana e vida animal, se vocês simplesmente seguirem esses quatro princípios da natureza material?
A diferença aparece quando o ser humano se torna inquisitivo - "Por que fui colocado nessa condição miserável? Existe alguma forma de remedir isto? Eu não quero morrer. Quero ser feliz e viver em paz. Existe alguma chance de conseguir isto? Qual é o método? Qual é a ciência?" Quando surgem essas perguntas e as pessoas tomam medidas para tentar responde-las, isto é civilização humana; caso contrário, é civilização de cães, civilização animal.
Os animais ficam satisfeitos se puderem comer, dormir, ter alguma atividade sexual e algum meio de defesa. Na verdade, não existe qualquer defesa, porque ninguém pode proteger-se das mãos da morte cruel. Por exemplo, Hiranyakasipu queria viver para sempre e, para isto, submeteu-se a severas austeridades. Hoje em dia, os chamados cientistas estão afirmando que impedirão a morte por métodos científicos. Essa é outra afirmação absurda. Isto não é possível. Vocês podem fazer grandes avanços em conhecimento científico, mas não há solução científica para esses quatro problemas, quais sejam, nascimento, morte, velhice e doença.
A pessoa inteligente buscará solucionar esses quatro problemas fundamentais. Ninguém quer morrer, mas não existe solução. Eu devo morrer. Todos estão muito ansiosos por sustar o crescimento populacional usando diversos métodos anticoncepcionais, mas ainda assim os nascimentos continuam. Desta forma, não se pode evitar que pessoas nasçam. Vocês podem inventar novos medicamentos por métodos científicos, mas não podem controlar as doenças. Não é possível simplesmente tomar um comprimido e ficar livre da doença.
No Bhagavad-gita [13.10], há o seguinte verso, janma-mrtyu- jara-vyadhi- duhkha-dosanu- darsanam: Alguém poderia pensar que solucionou todos os problemas da vida, mas quando haverá solução para esses quatro problemas, que são nascimento, morte, velhice e doença? Esta solução é a consciência de Krishna.
Krishna também diz [4.9], janma karma ca me divyam evam yo vetti tattvatah/tyaktva deham punar jama naiti mam eti so ‘rjuna. Todos estamos trocando de corpos a todo o momento. A última fase dessa troca de corpos é conhecida como morte. Contudo, Krishna diz, "Se alguém compreende Meu aparecimento e desaparecimento e Minhas atividades - não superficialmente, mas em profundidade -, depois de deixar esse corpo jamais aceita novamente um corpo material".
O que acontece com essa pessoa? Mam eti: ela retorna a Krishna. Se quiserem ir até Krishna, então vocês precisam preparar seus corpos espirituais. Isto é consciência de Krishna. Se vocês conseguirem se manter em consciência de Krishna, então aos poucos estarão preparando seus próximos corpos - corpos espirituais -, que os levarão imediatamente para Krsnaloka, onde serão felizes. Lá vocês viverão perpetuamente em bem-aventurança.

(Palestra proferida por Srila Prabhupada em 21 de julho de 1971 em Nova Iorque.)

terça-feira, 24 de junho de 2008


A arma pessoal utilizada por Krishna, o disco, é chamado de Hari-chakra, o disco de Hari. Este chakra é a roda do tempo. Expande-se desde o surgimento dos átomos até a hora da morte de Brahma e controla todas as atividades. Ele está sempre girando e desgastando as vidas das entidades vivas, desde o Senhor Brahma indo até uma insignificante folha de grama. Assim, a pessoa muda da infância para a meninice, para a juventude e a maturidade e desse modo se aproxima do fim da vida. É impossível reprimir esta roda do tempo. Ela é muito severa pois é a arma pessoal da Suprema Personalidade de Deus. Algumas vezes, a alma condicionada, temendo a aproximação da morte, deseja adorar alguém que possa salvá-la do perigo iminente. Contudo, ela não se importa com a Suprema Personalidade de Deus, cuja arma é o incansável fator tempo. A alma condicionada, pelo contrário, abriga-se de um deus inventado pelos homens e descrito em escrituras desautorizadas. Tais deuses são como falcões, abutres, garças e corvos. As escrituras védicas não se referem a eles. A morte iminente é como o ataque de um leão, e nem abutres, falcões, corvos e garças podem salvar a pessoa de tal ataque. A pessoa que se refugia em deuses desautorizados e criados pelos homens não pode ser salva das garras da morte.por Sua Divina A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

segunda-feira, 23 de junho de 2008


A verdade transcendental não pode ser estabelecida meramente por argumentos lógicos e contra-argumentos da mesma natureza. A autoridade Védica é a evidência final, e, para reconciliarmos diferentes interpretações de suas conclusões, talvez usemos inferências lógicas para estabelecer a verdade. Krsna, no entanto, recomenda (Bg. 4.34) que a única maneira de se compreender conclusivamente a verdade é recebendo a orientação de almas auto-realizadas ou, como dito no Mahabharata, seguindo os mahajanas como Prahlada, Bhisma, Brahma, Siva, Narada, etc. e contando com a graça de Deus.

S.S. Romapada Svami

domingo, 22 de junho de 2008


"Os seis Gosvamis, a saber, Sri Rupa Gosvami, Sri Sanatana Gosvami, Sri Raghunatha Bhatta Gosvami, Sri Raghunatha Dasa Gosvami, Sri Jiva Gosvami e Sri Gopala Bhatta Gosvami, eram muito experientes em estudar diligentemente todas as escrituras reveladas com o propósito de estabelecer os princípios religiosos eternos para o benefício de todos os seres humanos. Assim, eles são honrados em todos os três mundos e são dignos de dar abrigo, porque estão sempre absortos no humor das gopis e ocupados em serviço amoroso transcendental a Radha e Krishna".

sábado, 21 de junho de 2008

O conceito de mal


Alguém pode se perguntar: "Mas se Deus é completamente bom e nada pode acontecer fora de Seu controle ,então como pode existir o mal no mundo? Como pode um Deus todo-misericordioso e beneficente trazer, permitir e ser responsável pelo mal? Por outro lado, se algo de fato acontece fora do controle do Senhor, isto quer dizer que o mal é tão poderoso quanto o Senhor? Poderia o diabo de fato ser supremo?" A resposta começa com a premissa de que Deus é totalmente bom e totalmente amoroso. É verdade que milhões de pessoas não têm nem mesmo água limpa para beber. Milhões de pessoas estão morrendo de fome. Milhões de pessoas são refugiadas. Existe fome, seca, e guerras em toda a parte. Doenças dizimam a população mundial. Como explicamos esses acontecimentos? Considere uma prisão. Quando você vai à prisão, você compreende que não é um local de férias ou um palácio, nem deveria ser. Uma prisão é um ambiente para reabilitação e retificação, não para desfrute. Este mundo material é uma prisão, sendo sua natureza de sofrimento e miséria. Sempre existirão guerras no mundo material. Sempre existirá doença e morte. Esses fenômenos não são naturais porque estamos em uma posição antinatural. Nós temos, contudo, dentro de nós a capacidade de retificar a situação através do uso apropriadode nosso livre arbítrio. Na proporção em que nos identificamos com o material, ou com o antinatural, o mal é uma realidade para nós. O mal é tão real e tão penetrante quanto as percepções e pensamentos de uma pessoa. Se nossa consciência é pura, nós realizamos que a única realidade é o mundo espiritual. Quanto mais materialmente contaminada é nossa consciência, mais o mundo material, com sua miséria e dor, tem influência sobre nós. Portanto, o mal não existe, e, ao mesmo tempo, todo este cosmo material é abastecido pelo mal. A baixa consciência global neste momento atraiu este mal, e Deus permite que ele permaneça. Por que? Porque sofrer as conseqüências de seu comportamento pode empurrar uma pessoa em direção ao bem absoluto, assim como o castigo dos pais pode incutir o comportamento correto nos filhos. Uma pessoa pode ver o castigo dos pais como negativo,mas, de fato, ele é uma expressão de amor. As pessoas atraem o castigo para si com base nas ações que cometem, mas isso deve ser visto menos como um castigo imposto, e mais como um resultado natural da ação imprópria. Esse tipo de pensamento nos ajuda a apreciar as oportunidades para crescimento proporcionadas por nossos desafios. Devido a uma má compreensão destes pontos, as pessoas acreditam que Deus e o mal são conceitos mutuamente excludentes. Vistos de uma perspectiva mais transcendental, contudo, esses dois opostos estão integralmente relacionados, assim como os dois lados de uma moeda estão relacionados. Novamente, nós todos temos a escolha de servir a Deus ou de nos concentrarmos em servir a nós mesmos. O motivo de estarmos nesta prisão de misérias é o nosso desejo de servir a nós mesmos. Por escolhermos não servir a Deus, nós recebemos reações dolorosas.
Bhakti Tirtha Swami

quinta-feira, 19 de junho de 2008



Resumo do programa diário de Srila Bhaktivinoda Thakur:
Dormir: 3 horas
Escrever: 8.5 horas
Japa, estudar: 4.5 horas
Trabalho: 6 horas
* A importância de Sadhana Bhakti é determinante para o sucesso do candidato. Srila Bhaktivinoda Thakur sempre consultava um relógio de bolso para manter o horário muito pontualmente.

quarta-feira, 18 de junho de 2008


"O Senhor Caitanya avisa a Seus seguidores que a obrigação deles, é propagar o Krishna-Katha. Krishna-Katha significa narrações de Krishna. Há dois Krishna-Katha: as narrações faladas por Krishna e as narrações faladas sobre Krishna. O Bhagavad-gita é a narração, a filosofia ou a ciência de Deus, falada pelo próprio Senhor Krishna. O Srimad-Bhagavatam é a narração sobre as atividades e os passatempos transcendentais do Senhor Krishna. Ambos são Krishna-Katha. A ordem do Senhor Caitanya é que se deve difundir o Krishna-Katha por todas as partes do mundo, pois, se as almas condicionadas que sofrem sob os tormentos da existência material se sentirem atraídas pelo Krishna-Katha, então seu caminho a liberação se abrirá e se aclarará."

Srila Prabhupada

OITO REGRAS PARA UMA JAPA MELHOR


As regras começam com arranjos mecânicos básicos e terminam com o humor e meditação apropriados. Qualquer um que siga essas oito regras irá certamente melhorar sua japa e receber as maravilhosas recompensas de sri-nama.

1. Noite anterior – Pare com arroz e alimentação pesada à noite. Coma alimentos simples como leite e frutas. Por comer uma refeição leve você dormirá profundamente, acordará cedo sem dificuldade e terá total energia para uma japa atenta na manhã seguinte. Na noite anterior faça um sankalpa ou voto resoluto: “Amanhã de manhã, eu cantarei com total concentração e sentimentos sinceros.” Ao acordar, tome um banho completo ou pelo menos lave a boca, o rosto, as mãos e os pés com água fria antes de cantar. Caso se sinta sonolento ou desanimado, um kirtana com kartals vai imediatamente fortalecer a mente entorpecida e purificar o ambiente.

2. Tempo, Lugar, Mente – Comece cantando bem cedo de manhã, seja com devotos, Tulasi-devi, ou em um lugar livre de perturbações. Sente-se perante suas Deidades, Tulasi-devi ou um quadro de Krishna e cante orações para Sri Guru e o parampara, os seis Goswamis e o Panca-tattva. Lembre-se de Thakura Haridasa e ore por sua misericórdia. Ore para o santo nome ajudá-lo a cantar com total atenção, puramente e livre de ofensas. Se a mente começar a “pular”, acalme-a através de oração, pranayama, ou cantar alto. O Siksastaka de Sri Caitanya é a oração ideal para recitar e refletir durante a japa. Uma técnica muito boa de concentração é lembrar o significado do terceiro sloka (trnad api sunicena) durante o período da japa.

3. Técnicas de Canto – a) “Sente direito.” Sastras yóguicos proclamam que sentar com retidão facilita a concentração: “Postura correta torna a mente calma.” (Tantra-raja-tantra 27.59) “Para purificação do corpo e sucesso na yoga, postura é absolutamente necessário.” (Rudra-yamala-tantra 2.24.38-39) “Pela prática de boa postura o corpo torna-se livre de doenças, firme e eficiente.” (Graha-yamala 2.85) b) Cante sem interrupção. Uma vez em Los Angeles, discípulos perguntaram a Srila Prabhupada o que mais o agradaria. “Cantem dezesseis voltas de japa de uma vez sem interrupção!” disse Srila Prabhupada. c) Tome cuidado para pronunciar clara e distintamente os santos nomes.

4. Concentração – Junte todos os pensamentos em um; concentre-se na vibração sonora.
5. Controle a Mente – a) Puxe-a de volta quando ela vagar. Cantadores, alerta!!! Sastras yóguicos dizem que tamo-guna e sono geralmente atacam o sadhaka após ele ter praticado uma hora de meditação. Em outras palavras, após ter sentado pacificamente e cantado japa por uma hora, a pessoa deve ficar atenta e checar seus níveis de atenção e energia. Caso se sinta sonolento ou desanimado, então cante alto para sacudir a tamo-guna; vá para fora para uma caminhada de japa; beba um pouco de água fria e jogue um pouco no rosto; faça sirsasana (ficar sobre a cabeça) por 2 minutos e 10 turnos de pranayama; ou alguns exercícios de alongamento. Refrescado e revigorado, sente novamente perante Tulasi-devi e renove sua meditação na japa. b) Corte a tendência de recordar os eventos de ontem, semana passada ou o ano passado. O pássaro da mente voa com duas asas: o passado e o futuro. Corte as asas. Esteja aqui agora: Ouça, cante e lembre-se – ame, sirva e renda-se! “Esqueça o passado que dorme; e jamais sonhe com o futuro. Lide com o tempo que está com você, e o progresso você irá atrair.” (Saranagati) c) Não planeje as obrigações de hoje. Se a mente persistentemente insistir na “lista de compras” ou “coisas para fazer hoje”, então pare brevemente, anote os pontos, e cante japa com uma mente tranqüila.

6. Absorva Quatro Qualidades – Tente preencher a mente com as quatro qualidades recomendadas no terceiro verso do Siksastaka de Sri Caitanya: humildade, tolerância, não desejar falso prestígio e prestar todo respeito aos outros.

7. Meditação – enquanto canta, medite nas formas de Radha-Syama, ou no significado dos santos nomes revelado pelos acaryas anteriores.

8. Humor – cante com um sentimento de saudade de Krishna, ansiando por Krshna e chorando por Krishna. “Este cantar é exatamente como o choro genuíno de uma criança pela presença de sua mãe.” (SSR) É claro, isso não deve ser feito de maneira artificial. Mas esteja certo, Sri Krishna irá responder aos apelos sinceros e desamparados de um devoto humilde cantando com um coração arrependido.
Trecho do Art of Chanting Hare Krsna, de Mahanidhi Swami

Chant and be happy


Hare Krishna
Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare

terça-feira, 17 de junho de 2008


"Até mesmo homens não civilizados, como os aborígenes, oferecem suas respeitosas reverências a algo maravilhoso, exibido pela lei da natureza, e podem perceber que há algo supremo por traz de uma exibição ou ação maravilhosa. Portanto, esta consciência, embora permaneça adormecida naqueles que estão contaminados materialmente, encontra-se em todas as entidades vivas. E, quando purificada, esta consciência é chamada consciência de Krishna". Rupa Goswami

segunda-feira, 16 de junho de 2008


Há diferentes processos para a aquisição de conhecimento, como a percepção direta, a experimentação, a lógica e o exemplo, a suposição, etc. Mas nenhum desses métodos nos leva ao ponto do conhecimento conclusivo,especialmente em relação a algo que exista além de nossa percepção sensorial –todos esses processos estão sujeitos a falhas. A melhor forma de se adquirir conhecimento, portanto, é ouvir de autoridades qualificadas. Nós aceitamos os Vedas como autoridade em todos os assuntos, porque eles não foram feitos pelo homem, mas dados pelo Senhor Supremo, o criador em pessoa. Seria um grande equívoco pensar que o conhecimento Védico não é nada além de crenças cegas ou que é fictício; os Vedas são muito científicos e lógicos. A partir da evidência Védica – através do Bhagavad-gita, por exemplo – podemos compreender clara e cientificamente nossa verdadeira natureza como entidades espirituais transcendentes à combinação de ingredientes materiais na forma dos corpos materiais que ocupamos no momento presente.

www.romapadaswami.com

domingo, 15 de junho de 2008


"Quando transcende os modos da natureza material e se situa em plena Consciência de Krsna, a pessoa pode executar toda e qualquer atividade sob a direção de um mestre espiritual autêntico..."
BG 3.35

quinta-feira, 12 de junho de 2008

quarta-feira, 11 de junho de 2008


“Não há nada de condenável em se buscar a felicidade, assim como não é condenável se buscar água quando se tem sede. Mas, se uma pessoa com sede busca água no deserto, isso é ridículo. Não há felicidade (ananda) neste mundo, mas apenas felicidade (sukha). As expectativas absolutas que criamos em relação às pessoas e aos relacionamentos é devido à saudade que temos de nossa relação perfeita com Deus, mas, para satisfazermos essa carência, devemos restabelecer nossa relação com Deus e não transferi-la para pessoas falíveis”.
GourGovinda Maharaja

terça-feira, 10 de junho de 2008


"Pode alcançar a fase perfeita de liberação, na qual se escapa do nascimento e da morte, quem simplesmente conhece o Senhor, a Suprema Personalidade de Deus, e não há outra maneira de alcançar esta perfeição". Svetasvatara Upanisad 3.8

Srila Prabhupada diz que: "o sentido de "não há alternativa" significa que qualquer pessoa que não compreende o Senhor Krishna como a Suprema Personalidade de Deus está no modo da ignorância, e, por conseguinte não alcançará a salvação apenas, por assim dizer lambendo a superfície externa da garrafa de mel ou interpretando a Bhagavad-Gita conforme a erudição mundana". O fato é que para conseguir libertar-se do cativeiro material a entidade viva precisa vencer sérias dificuldades e a principal delas é o orgulho de se considerar igual ou superior a Deus. Na escritura Brahma samhita o Sr. Brahma explica: "A verdade absoluta é infalível, sem princípio, o mais velho de todos, mas sempre se manifesta como um jovem viçoso. Nem mesmo os maiores eruditos védicos podem compreendê-lo, mas ele sempre se manifesta para os devotos puros e fiéis". Assim, os vedas contêm afirmações muito enfáticas ao dizer que a verdade absoluta só pode ser compreendida através de bhakti ou amor devocional. Esta bhakti remete a idéia da prestação de serviço amoroso, pois não há amor sem servidão voluntária. Assim, por compaixão das almas condicionadas na matéria ou perdidas na especulação vazia, Krishna manifesta seus passatempos transcendentais para atraí-las. Concluindo, a audição destes tópicos ou rasas transcendentais da fonte correta e da forma correta, ocasionará como conseqüência, o despertar de nossas próprias rasas ou relacionamentos originais e verdadeiros. Esta audição correta funciona como o começo do recobrar da amnésia, ou esquecimento da nossa relação com Deus e este é o pré-requisito para o começo do treinamento para se voltar ao nosso lar original, o mundo espiritual.

domingo, 8 de junho de 2008


"Quando é que vou me livrar do modo da ignorância? E purificando-me assim, quando alcançarei a fase de servir a Krishna eternamente? Só assim poderei adorá-lO, observando sempre Seus olhos de lótus e o Seu belo rosto".

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vrinda devi



Ofereço minhas repetidas reverências a Vrinda, Srimat Tulasi Devi, que é muito querida do Senhor Kesava. Ó deusa, concedes às pessoas o serviço devocional ao Senhor Krishna e possuis a verdade mais elevada.
Ó Tulasi, amada de Krishna, prosto-me diante de ti repetidas vezes. Meu desejo é obter o serviço a Sri Sri Radha-Krishna.
Quem quer que se abrigue em ti tem seus desejos atendidos. Concedendo-lhe tua misericórdia, fazes dessa pessoa um residente de Vrindávana.
Meu desejo é que também me concedas uma residência nos bosques prazerosos de Sri-Vrindavana-dhama. Portanto, com a minha visão eu sempre apreciarei os belos passatempos de Radha e Krishna.
Este caidíssimo e baixo servo de Krishna ora: " Que eu sempre nade no amor de Sri Radha-Govinda".

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Suprema Personalidade de Deus disse:



Não-violência, veracidade, não cobiçar nem roubar a propriedade alheia, desapego, humildade, estar livre do sentimento de posse, confiança nos princípios da religião, celibato, silêncio, estabilidade, perdão e destemor são os doze princípios disciplinares primários. Limpeza interna, limpeza externa, canto dos santos nomes do Senhor, austeridade, sacrifício, fé, hospitalidade, adoração a Mim, visitar os lugares santos, agir e desejar em prol do interesse supremo, satisfação e serviço ao mestre espiritual são os doze elementos dos deveres regulares prescritos. Esses vinte e quatro elementos concedem todas as bênçãos desejadas àqueles que os cultivam com devoção.
Absorver a inteligência em Mim constitui o equilíbrio mental, e a completa disciplina dos sentidos é autocontrole. Tolerância significa suportar com paciência a infelicidade, e a firmeza acontece quando se domina a língua e os órgãos genitais. A maior caridade é abandonar toda agressão aos outros, e compreende-se que a renúncia à luxúria é a legítima austeridade. O verdadeiro heroísmo é dominar a própria tendência natural a desfrutar a vida material, e realidade é ver em toda parte a Suprema Personalidade de Deus. Veracidade quer dizer falar a verdade de forma agradável, conforme declaram os grandes sábios. Limpeza é o desapego às atividades fruitivas, ao passo que renúncia é a ordem de sannyasa. A verdadeira riqueza desejável para os seres humanos é a religiosidade, e Eu, a Suprema Personalidade de Deus, sou o sacrifício. Remuneração religiosa é a devoção ao acarya com o propósito de adquirir instrução espiritual, e a maior força é o sistema pranayama de controle respiratório.
Verdadeira opulência é Minha própria natureza como a Personalidade de Deus, através da qual exibo as seis opulências ilimitadas. O Supremo ganho da vida é o serviço devocional a Mim, e verdadeira educação é anular a falsa percepção de dualidade dentro da minha alma. Real modéstia é ter repugnância a atividades impróprias, e beleza é possuir boas qualidades tais como desapego. Verdadeira felicidade é transcender a felicidade e infelicidade materiais, e verdadeira miséria é envolver-se na busca do prazer sexual. Homem sábio é aquele que conhece o processo para libertar-se do cativeiro, e tolo é aquele que se identifica com o corpo e mente materiais. O verdadeiro caminho na vida é o que conduz a Mim, e o caminho errado é o gozo dos sentidos, mediante o qual a consciência fica confundida. Verdadeiro céu é a predominância do modo da bondade, ao passo que inferno é o predomínio da ignorância. Eu sou o verdadeiro amigo de todos, agindo como o Mestre espiritual do Universo inteiro, e o lar da pessoa é o corpo humano. Meu querido amigo, diz-se que quem é dotado com boas qualidades é deveras rico, e quem não está satisfeito com a vida é de fato pobre. Desventurado é aquele que não consegue controlar os sentidos, ao passo que quem não se apega ao gozo dos sentidos é um verdadeiro controlador. Aquele que se apega ao gozo dos sentidos é o oposto, um escravo. Dessa maneira , elucidei todos os assuntos sobre os quais indagaste. Não há necessidade de uma descrição mais minuciosa dessas boas e más qualidades, pois sempre ver o bem e o mal é em si uma qualidade má. A melhor qualidade é transcender o bem e o mal materiais.

Srimad Bhagavatam 11.19.33-45

domingo, 1 de junho de 2008

- 01/06/08 - Aparecimento de Srila Vrindavana das Thakura



Srila Vrindavana das Thakura foi o autor do Sri Caitanya Bhagavata, uma grande biografia do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Ele é considerado a manifestação de Vyasadeva dos passatempos do Senhor Caitanya. Nasceu logo após o desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Na idade de vinte anos, aceitou iniciação formal do Senhor Nityananda. Sob a ordem do Senhor Nityananda escreveu o Sri Caitanya Bhagavata.